Vazamento expõe dados de 32 milhões de clientes da Sky no Brasil
Os dados de 32 milhões de clientes brasileiros da Sky foram expostos na Internet. De acordo com o pesquisador de segurança independente Fábio Castro, as informações poderiam ser encontradas por qualquer pessoa que “soubesse onde procurar”. O profissional revelou ao site Bleeping Computer que encontrou um arquivo com várias informações pessoais de usuários da TV por assinatura.
Entre os dados vazados estavam nome completo, e-mail, senha de login do serviço, endereço IP, métodos de pagamento, número de telefone e endereço residencial. O TechTudo entrou em contato com a Sky, mas não houve resposta até o momento de publicação desta matéria.
Dados de clientes da Sky Brasil ficaram expostos por bastante tempo na Internet — Foto: Reprodução/Pond5
De acordo com o veículo, Castro utilizou os recursos avançados do mecanismo de pesquisa Shodan, um buscador especializado que lista computadores conectados à rede. Na plataforma, ele encontrou vários servidores no Brasil baseados no banco de dados da Elasticsearch que disponibilizavam as informações contidas sem autenticação.
Entre elas, havia um grupo de servidores chamado “digital-logs-prd” que, por meio de um simples comando, disponibilizou os dados dos clientes da Sky Brasil. Segundo a página, é comum que os servidores ElasticSearch sejam configurados de forma incorreta mesmo em grandes empresas que reúnem registros de milhões de pessoas.
Dados de clientes da Sky Brasil ficaram expostos por bastante tempo na Internet — Foto: Divulgação/Sky